CONCURSO INSS 2019: MPF RECOMENDA AUTORIZAÇÃO ATÉ MAIO



Em decisão divulgada na última terça-feira, 23 de abril, o Ministério Público Federal recomendou que o Ministério da Justiça autorize, dentro de um prazo de 30 dias, ou seja, até 30 de maio, a realização do aguardado novo  concurso INSS 2019 (Instituto Nacional do Seguro Social). O pedido de um novo edital já foi encaminhado ao presidente do Instituto, Renato Rodrigues Vieira, assinado pela procuradora federal dos direitos do cidadão Deborah Macedo Duprat; e procuradora regional dos direitos do cidadão do Distrito Federal, Eliana Pires Rocha.
De acordo com o ofício encaminhado ao presidente do INSS, tramita no MPF inquérito civil com o objetivo de apurar a precariedade, a demora, a falta de estrutura física e de pessoal nas agências da Previdência Social, além da incapacidade do INSS em atender às demandas existentes em tempo adequado.  Por este motivo, o MPF encaminhou a recomendação, tendo em vista a necessidade de adoção de medidas necessárias para sanar tais irregularidades, por meio da realização do novo certame.
Este certame é considerado um dos mais urgentes, isso porque a falta de trabalhadores no órgão tem afetado gravemente os serviços prestados à população. Diversos dados mostram que há milhares de brasileiros aguardando receberem seus benefícios, que ainda continuam em análise e demoram mais do que o previsto por causa do déficit de pessoal.

Enviado este ano ao Planejamento, o novo pedido solicitou 10.468 vagas ao seu quadro de pessoal, porém 2.580 eram para excedentes - que não foram convocados durante a validade do certame anterior, encerrada em 5 de agosto.
Das oportunidades destinadas à nova seleção, 3.984 são referentes ao cargo de técnico (área meio), 1.692 a analista (diversas formações) e 2.212 a perito.

A Fenasps já salientou que o instituto precisa urgentemente repor 16 mil vagas, pois há uma situação calamitosa de defasagem de pessoal. A entidade ainda revelou que, se nada for feito, o atendimento prestado pelo INSS entrará em colapso.
Vale ressaltar que a situação tem ficado cada vez mais caótica porque cresce o número de servidores que podem se aposentar.

Fonte: JC Concursos






PUBLICADA LISTA DE CONVOCAÇÃO PARA TJMG 1ª INSTÂNCIA...
GUARDA MUNICIPAL DE BH - GABARITO PUBLICADO...
RECEITA FEDERAL FAZ SOLICITAÇÃO DE CONCURSO...
EDITAL POLICIA CIVIL-DF É AUTORIZADO...
PREFEITURA DE BETIM DIVULGA EDITAL...
FUNAI SOLICITA NOVO CURSO PARA NÍVEL MÉDIO...
Ver todas

Formas de Pagamento (Cursos Online)

Formas de Pagamento (Cursos Presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco