Veja 5 dicas para lidar com reprovações em concursos públicos

 
1) Viva o “luto”

Não estou falando de uma prova que você fez sem ter estudado. Estamos tratando aqui daquele concurso para o qual você se preparou bem e achou que seria aprovado.
 
Esta é uma das piores sensações e um dos momentos mais perigosos, porque pode gerar uma sensação de fracasso e de que nunca será aprovado/a. Daí para pensar em desistir são poucos passos. Mas, isso não é real! Quase todo mundo que foi aprovado, passou por uma reprovação dolorosa.
 
Vale lembrar que a vida não está difícil por causa dos concursos. Ela já não estava tão boa e você decidiu se preparar para concursos, para mudar a situação. Então, desistir não vai resolver nada.
 
Eu vivi isso, cheguei a desistir por um tempo e, no concurso seguinte, passei em 5º lugar.
 
2) Reaja

É natural e necessário permitir que as emoções fluam. Seja raiva, tristeza, sensação de impotência, apenas observe e deixe que sigam seu curso. Pode dar aquela “ressaca emocional” e você não vai querer pensar em estudo. 
 
Passada uma semana – nos casos mais graves – é importante colocar tudo sob uma perspectiva mais abrangente. Foi apenas uma prova e o insucesso eventual faz parte da trajetória de todo grande projeto.
 
Agora, vamos voltar ao campo de batalha, porque o jogo ainda não acabou.
 
3) Examine as causas

Você até pode culpar a banca, dizer que a prova foi injusta ou coisas do gênero. Mas isso não muda o resultado. Além disso, a prova foi igual para todos e alguém foi aprovado. 
 
Ficar se lamentando, que poderia ter feito diferente, que foi falta de atenção ou nervosismo, também não vai mudar a situação nem ajudar você.
 
Portanto, o melhor é examinar o que aconteceu, de forma muito objetiva, e quais foram as reais causas. Sem julgamento. O que passou, já foi.
 
Veja aqui o link para 2 colunas em que eu detalho os principais problemas do momento da prova.
 
4) Trace a nova estratégia

Conhecendo os motivos, defina o que fazer para construir melhores condições. Lembrando que sempre poderá haver surpresas na prova – você precisa estar preparado para lidar com elas de forma produtiva. A única variável em que você pode interferir é na sua preparação técnica (conteúdo) e emocional.
 
5) Retome os estudos como se o próximo edital fosse sair no próximo mês

Se foi doloroso perder um concurso, significa que você já está numa etapa séria da trajetória. Então, recupere o ritmo de estudo e, se possível, intensifique. A vaga está a cada dia mais perto de você.


Formas de Pagamento (Cursos Online)

Formas de Pagamento (Cursos Presenciais)

Certificação e Segurança



(31) 3295-2500
Fale Conosco
Rua Juiz de Fora, 274 Bairro: Barro Preto CEP: 30180-060
Belo Horizonte - MG | Como chegar