Concursos em pauta, feriados à vista... Será que dá pra curtir sem culpa?


Folha Dirigida, 19/04/2017

Sexta-feira Santa, que acabou de passar. Agora, Tiradentes. Daqui a pouco, 1º de Maio, Dia do Trabalho. Nas últimas décadas, poucos anos foram tão fartos em feriados prolongados como este 2017 - e outros neste mesmo esquema virão no segundo semestre. Para a maioria, a folga é motivo de comemoração. Mas, para uma expressiva parcela de brasileiros, a possibilidade de descansar ou mesmo viajar resvala em uma preocupação: mas, e os meus estudos?
 
Estamos falando dos concurseiros, é claro - essa espécie sui generis que, por livre e espontânea opção, ou mesmo por pura necessidade, opta por passar horas, dias e meses dedicando-se aos estudos. A razão dessa decisão pouco importa. O que interessa mesmo é conquistar o sonho de ingressar na carreira pública. Mas, será que dá para encarar tantos feriados sem culpa e de maneira produtiva?

O especialista em aprendizagem acelerada e criador do programa Estratégias de Aprovação, Victor Ribeiro, fala sobre essa questão:
 
"Os feriados, os fins de semana, a viagem, as férias não precisam ser ignorados no processo de estudo para concursos públicos. Não é necessário riscar da agenda essas folgas. No entanto, é interessante se planejar para esses recessos. O ideal é que eles funcionem como um esquema de merecimento e recompensa: você cumpre a meta de estudo semanal ou mensal e, depois, permite-se usufrui de momentos de lazer", pondera.
 
O especialista lembra que cabe ao próprio concurseiro determinar, de verdade, quais são as suas prioridades. "Se ele, por cobrança dos outros ou dele próprio, for dedicar todo tempo do feriado aos estudos, isso terá um peso. Certamente, em algum momento, virá na mente dele que bem poderia estar curtindo algo diferente, na companhia de outros. Neste caso, lembre-se: a dor é temporária, a dedicação também, mas o prêmio da sua aprovação será permanente".
 
Victor Ribeiro reforça o quanto é importante que o candidato em questão exerça seu livre arbítrio. "Ele tem que saber, intimamente, qual objetivo quer atingir nesses dias de folga: se é aproveitar e estudar mais; se é realmente descansar a mente ou tentar fazer um misto de descanso e estudo. Só ele vai saber do que realmente está precisando... Fundamental é saber que, em qualquer dos casos, dá pra executar o plano", aconselha.
 
Não há dúvida de que o equilíbrio é o senhor da razão, podendo fazer toda a diferença na sua preparação. Inclusive, no campo emocional. Mas, como fazer do estudo nessas datas especiais, quando os outros costumam estar se divertindo, uma opção produtiva, e não um doloroso sacrifício, um sofrimento improdutivo? 
 
"Se você vai utilizar os dias de folga somente para curtir, nos dias ou na semana que antecede o feriado, é muito importante fazer uma mega revisão do conteúdo até então estudado. Veja bem: não se trata de aprender conteúdo novo, mas sim de revisar toda matéria já abordada. Na volta do feriado, faça outra revisão forte antes de começar a estudar o conteúdo novo. Agora, se você for tentar mesclar folga e estudo, um alerta: vá para diversão depois de ter cumprido suas metas de estudo. Se o lazer vier primeiro, pode acabar te prendendo e atrapalhando seus planos de estudar. Como não houve uma revisão forte antes, muito conteúdo poderá ser perdido". 
 
Num cenário de menos concursos e maior concorrência, apostar na aprendizagem acelerada tende a ser um diferencial muito maior que a quantidade de horas estudadas. É nisso que Victor Ribeiro aposta como caminho a ser percorrido. Até mesmo nesses feriadões.
 
"Na hora da prova não importa quantas horas você estudou, quantas aulas assistiu, quantas folhas anotou ou quantas páginas leu... O que realmente importa é apenas quantos itens do edital você aprendeu e se lembra, bem naquele momento. Por isso, a revisão é o processo fundamental da aprovação. A aprendizagem acelerada aborda técnicas de leitura, concentração, anotação, memorização e planejamento. Elementos que otimizam o pouco tempo que você tem, fazendo com que você aprenda mais, mais rápido e que aquele conteúdo fique disponível por mais tempo na mente, e não somente pelo piscar de olhos do tempo de um feriado", concluiu.






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco