Importância da Nutrição para o Concurseiro



Folha Dirigida, 13/04/2017 - Por Fabiana Britto

Você sabia que existem alimentos que te ajudam a ter sucesso nas atividades mentais e equilibram as suas emoções e seu comportamento?
 
Uma boa nutrição é responsável por produzir uma boa memória, equilíbrio do humor, melhor concentração e consequente aprendizagem.
 
A primeira preocupação deve ser em relação ao planejamento das refeições de acordo com os horários dos estudos. Manter níveis adequados de glicose na corrente sanguínea é fundamental para que o cérebro não fique sem combustível. Realizar de 5 a 6 refeições por dia ajuda a manter o fornecimento de glicose para o cérebro sem prejuízos para os estudos.
 
Existem alimentos que por causa da sua composição nutricional potencializam as funções cerebrais ou ajudam na manutenção dessas funções.
 
Alimentos ricos em ômega 3, gordura boa presente em peixes como Sardinha, Salmão, Atum, Sementes de linhaça e Frutas Oleaginosas como Nozes. O ômega 3, baixos níveis dessa gordura têm sido relacionado à diminuição do aprendizado e diminuição da capacidade visual.
 
Alimentos ricos em Colina, nutriente essencial para os neurônios, encontrada especialmente na Gema do Ovo, Gérmen de Trigo, Peixes, Amendoim, Fígado e Couve-flor. A colina desempenha papel importantíssimo nas atividades neurológicas e funções cerebrais como pensamentos, memória e intelectualidade.
 
Alimentos ricos em Vitaminas do Complexo B (B5, B6, B1 e B12), presentes nas leguminosas, alimentos integrais, sementes de girassol, peixes, ovos, gérmen de trigo, abacate, banana, atuam mantendo as atividades neuronais melhoram a atenção, diminuem a excitabilidade, melhoram a memória, a concentração, a B1 e a B12 diminuem o acúmulo de substâncias tóxicas no cérebro.
 
Alimentos ricos em antioxidantes como os flavonoides, presentes nas frutas vermelhas açaí, amoras, mirtilo, morangos e cerejas, no chá verde, cacau, aumentam o funcionamento cerebral melhorando a capacidade de raciocínio e ativando a memória. 
 
Água, 77 a 78% do nosso cérebro é composto por água, estar bem hidratado é essencial para o bom funcionamento cerebral, baixa hidratação diminui a capacidade de atenção, a memória em curto prazo, em longo prazo e as habilidades matemáticas.  
 
Alimentos ricos em Triptofano, linhaça, abóbora, cacau, chocolate amargo e aveia, diminui o estresse por regular os níveis de cortisol, auxilia na produção da Melatonina e da Serotonina que provocam as sensações de bem estar e de relaxamento, melhora o humor e a concentração.
 
Alimentos ricos em Taurina, um dos aminoácidos mais abundantes no cérebro também melhora a concentração, encontra-se em alimentos de origem animal, como peixes, frutos do mar, aves, carne e em alguns alimentos de origem vegetal, como beterraba, nozes e feijão.
 
O que fazer para manter a energia e evitar o sono durante os estudos?
- Alimentar-se em horários regulares, passar muitas horas sem comer diminui o fornecimento de energia para o cérebro deixando-o sem combustível.
- Beber bastante água, melhora a atenção e a fixação do que se está estudando.
- Ingerir café chá-verde, mate e chocolate em quantidades adequadas, a cafeína presente nesses alimentos ajuda a manter o estado de alerta, mas em excesso pode aumentar a ansiedade e a excitabilidade.
 
O que fazer quando o concurseiro fica muitas horas do dia fora de casa e vai direto para o cursinho? O que comer na rua ou o que levar?
O maior desafio para conseguir se alimentar de maneira equilibrada é quando o concurseiro tem que trabalhar e ir direto do trabalho para o local de estudo, que pode ser um cursinho ou uma biblioteca. Conseguir alimentos adequados na rua, se torna uma tarefa difícil. Procure ingerir sucos de frutas, tapiocas, sanduíches naturais feitos com pão integral e vegetais, ou se possível carregue junto de você lanches saudáveis, seguem aqui algumas dicas:
- Frutas secas: Damascos, tâmaras, ameixas, banana passa, cranberry, blueberry, goji Berry
- Frutas oleaginosas: Nozes, Castanhas, Macadâmias, Amêndoas, Avelãs e Amendoim
- Já leve de casa em um recipiente: ¼ de abacate com 2 colheres de sopa de farelo de aveia  e 1 colher de sopa de frutas secas picadas
- Salada de frutas com Castanhas picadas e Nibs de cacau;
 
O que faz mal
Existem alimentos que podem causar demência, déficit de atenção, ansiedade e depressão evite-os:
- Gordura trans intoxicam os neurônios
- Aditivos químicos: intoxicam os neurônios
- Glúten, a proteína do glúten, mesmo em pessoas que não são celíacas pode diminuir a produção de serotonina e levar a depressão, diminuindo a motivação para os estudos. Outros sintomas também podem atrapalhar os estudos como excesso de gases, diminuição da imunidade e enxaqueca
 
Além da boa alimentação, hábitos saudáveis de vida como boas horas de sono e atividade física irão ajudar o concurseiro a alcançar a tão sonhada aprovação.
 
Bons estudos!!!!






GABARITO OFICIAL DO ENEM É PUBLICADO...
MPT PUBLICA NOVO EDITAL PARA PROCURADOR...
CONTAGEM TERÁ NOVO CONCURSO PÚBLICO PARA AUDITOR FISCAL...
UNIFICAÇÃO DO TJMG É SANCIONADA...
BOMBEIROS MG: NOVO CONCURSO PÚBLICO EM ANÁLISE...
PREFEITURA DE BH ABRE CONCURSO PARA HOSPITAL ODILON BEHRENS...
Ver todas

Formas de Pagamento (Cursos Online)

Formas de Pagamento (Cursos Presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco