É possível estudar para uma prova já marcada, sem ter tempo de ver todo o conteúdo?


G1, 02/03/2017 - Por Lia Salgado

O concurso dos seus sonhos, aquele pelo qual você espera há tempos, é inesperadamente publicado ou num momento em que você não tem condições de se preparar adequadamente. Pode ser que você esteja trabalhando muito ou com alguma situação familiar que exija a sua presença. Os dias até a prova estão contados. Você pode simplesmente deixar passar ou tentar uma estratégia de emergência.

Sempre comentamos que a melhor maneira de ser aprovado é iniciar o estudo com antecedência, antes de o edital ser publicado. O ideal é escolher uma área de concursos e estudar as matérias comuns a todos os concursos daquele segmento. Assim, quando sair um bom concurso, você terá dominado a maior parte do conteúdo e estará na frente de boa parte da concorrência.

Acontece que a vida não é ideal e pode ser preciso se adaptar para aproveitar uma oportunidade. Ainda assim, é necessário avaliar de forma sensata se realmente há chances de sucesso. Além disso, reflita se é mesmo um caso especial e vale investir todos os esforços, mesmo com algum risco.

Por exemplo, se você conhece bem parte do conteúdo, ainda que precise rever detalhes, pode ser viável. Outra possibilidade é se for um concurso totalmente novo, e todos os candidatos estiverem na mesma situação de desconhecimento.

Invertendo a ordem
De modo geral, estudamos a teoria, fazemos exercícios e revisões, e depois passamos a resolver provas de concursos anteriores. Na nossa estratégia de emergência, a proposta é começar pelas provas anteriores.

Sim, pois se não há tempo para estudar tudo, é essencial saber o que e como estudar. E a melhor forma de descobrir isso com precisão é examinar o estilo de prova, de questões e o que costuma ser cobrado. É simples baixar na internet, buscando pelo nome do concurso. Se houver mais de uma prova da mesma banca examinadora responsável pelo concurso atual, veja todas as recentes (de até dois ou três anos antes).

A ideia não é tentar resolver a prova, como fazemos no estudo convencional, até porque você não sabe a matéria e não adianta gastar tempo - nem sorte - tentando adivinhar. Você deve analisar a prova e, a partir disso, direcionar o estudo. Observe se as perguntas são objetivas e diretas ou se ocultam “pegadinhas”. Perceba se há assuntos recorrentes - esses certamente deverão ser estudados.

Bibliografia
Se o edital indicar bibliografia, é muito importante ter acesso a esse material. Compare os tópicos do conteúdo programático com os capítulos do livro. Há casos em que os mesmos títulos constam do edital e do livro. Por ser uma emergência, estude esses e deixe os outros que não forem mencionados no edital.

Conte os dias
Tempo é um recurso precioso e não poderá ser desperdiçado.

Tenha em mente que não será possível estudar tudo, portanto, faça uma divisão inteligente. Observe a importância de cada disciplina na contagem de pontos da prova; identifique os tópicos conhecidos, que precisam apenas de revisão e também as matérias que você nunca viu antes. Divida o tempo de estudo considerando esses fatores.

Prepare um material muito simples para revisar: faça esquemas, quadros, que ajudem a organizar as informações de forma visual.

Guarde os últimos dias perto da prova para uma revisão geral a partir do material que você preparou. Mesmo não sendo possível aprofundar todo o conteúdo é importante ter na memória recente tudo o que foi possível estudar.

No dia da prova
Todo cuidado é pouco, porque é preciso maximizar as chances de sucesso.

Assim, descanse e relaxe na véspera, para ter plenas condições mentais e emocionais durante a prova.

Use todos os recursos possíveis para evitar qualquer desconforto, que sequestra a energia que deveria estar concentrada nas atividades mentais. De forma resumida: vá com roupa fresca e confortável e leve agasalho; leve água e algo para comer (fruta, barrinha, biscoito); leve analgésico. Sente-se longe da porta a fim de evitar distrações, e observe a localização de ar-condicionado, ventilador e incidência de sol na sala.

Nas questões em que você ficar em dúvida, lembre como é o estilo da banca e tente imaginar a lógica do examinador - isso pode ajudar muito a decidir corretamente entre duas alternativas.

Para mais detalhes sobre cuidados na prova, leia nossas colunas sobre pontos fracos na prova - parte  I  e parte II.

Concluindo, esta não é a forma garantida de ser aprovado num concurso, mas há momentos na vida em que é preciso tentar o improvável.






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco