Como estudar português para concursos;confira dicas com especialista


Correio Web - Concursos, 20/02/2016

Português é uma língua complexa. Cheia de meandros e detalhes, quem faz concurso público sabe a infinidade de questões que podem surgir em itens de Língua Portuguesa. Será que você está preparado? O professor de Língua Portuguesa Diogo Arrais dá dicas de questões que podem aparecer e pegar o concurseiro desatento. Confira. 

Atenção
Quando se trata da cobrança da Gramática Normativa, em Concursos Públicos, é sempre bom ter atenção a algumas questões, como:
- O pronome relativo ONDE só pode fazer referência a lugar;
- Verbo defectivo, como PRECAVER, não possui conjugação completa. É muito comum o candidato achar que existe "precavenho" ou "precavejo", para a primeira pessoa do singular, no presente do indicativo. No entanto, é preciso utilizar um outro verbo, de significação semelhante, como "acautelo-me" ou "previno-me";
- O verbo haver, no sentido de existir, jamais deve ir para o plural;
- Não se concebe que "posto que" seja utilizado na ideia de causa, é uma expressão de oposição ideológica.

Alie os estudos
É possível aliar, sim, os estudos de Português com o de outras matérias, principalmente a parte de Produção Textual. Estudando frentes do Direito, a escrita do candidato terá um salto considerável. Além disso, vocabulário e sintaxe (organização do pensamento)  evoluirão muito. Todo candidato deve ler e escrever diariamente, com o apoio de obras jurídicas de qualidade.

Leitura rápida e de qualidade
A leitura só melhorará com o hábito. A questão não é ler com velocidade meramente, mas o foco tem de ser a compreensão do texto, da mensagem. Quanto mais se lê, mais se escreve, mais se vê o resultado na vida profissional. Tenha a leitura da palavra escrita como a escovação dentária:  dia a dia.

Hábito é fundamental
Estudar a Língua é como estudar um instrumento musical. Mais uma vez, comento sobre o hábito, sobre a questão de ser curioso, no dia a dia, sobre a Gramática.
Um bom pianista toca diariamente, participa de aulas, troca conhecimento, tem livros, debate em encontros com outras pessoas. Um bom estudante estuda diariamente, participa de aulas e divide o conhecimento sempre. Não se pode pensar em parar.

Dicas úteis
  • Não se esqueça de circular as palavras que mais se repetem no texto, identificando, assim, o campo semântico (da significação). Caso haja fonte, observe-a atentamente.
  • Na parte morfológica, tenha atenção a pronomes, verbo, advérbio e conjunção.
  • Ademais, tenha em casa uma tabela com os principais conectivos cobrados:  “conquanto”, “a despeito de que”, “entretanto”, “porquanto”.
  • No estudo sintático, valorize os princípios sobre pontuação.
  • Sobre o estudo de concordância, procure rever a regra sobre os verbos “ser”, “haver”, “existir”; a regra sobre “números”, “percentagens”; a regra do “sujeito partitivo”.
  • Por fim, o examinador elabora sempre questões com a ligação entre Regência e o uso do Acento Grave.






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco