Chega de negativismo! Evite os conselhos ruins em concurso público


"Se conselho fosse bom não se dava, vendia." Essa é uma expressão muito famosa que você, com certeza, já deve ter ouvido. Ainda mais se for um conselho ruim. Os candidatos a concursos públicos, infelizmente, estão rodeados de pessoas com carga negativa, que buscam a todo custo desviá-lo do foco principal. Por isso, você verá logo abaixo cinco conselhos ruins que costumam ser dados e como não segui-los. 
 
A maior dificuldade das pessoas, e principalmente dos concurseiros, é diferenciar os bons dos maus conselhos. Isso ocorre pelo fato do candidato abrir mão de muitas distrações e criar abstinências para a sua rotina. O desejo por ter aquilo que não pode, acaba levando a ouvir o mau conselho e abstrair os bons.

De onde vêm os maus conselhos?
Adriana Lucatelli, consultora de negócios e coach, afirma que para diferenciar os bons dos maus conselhos é preciso saber se aquela pessoa está alinhada com o seu objetivo. "Os maus, geralmente, vêm de pessoas que não tem foco, objetivos traçados ou não conhece a dedicação que envolve um estudo para concurso público. Já os bons são dados por pessoas que já tem uma experiência com o que você está fazendo ou que conhecem pessoas que também se dedicaram muito tempo aos estudos e podem dar dicas importantes", explica.
 
Com relação aos maus conselhos, a coach destaca que eles sempre serão dados pelas pessoas imediatistas, pois elas acham que os resultados precisam vir sem muito sacrifício e em curto prazo. Mas você, concurseiro, sabe que essa não é uma realidade na vida de quem se dedica em busca de um cargo público. Então, fuja dessas pessoas!

Segui um mau conselho. E agora?
Calma, concurseiro. Não se desespere! Assumir o erro já é um bom caminho e aceitá-lo também. De acordo com Adriana Lucatelli, a principal dica é voltar para o ponto de partida: o seu planejamento.
 
O bom candidato possui um planejamento de estudos adaptado para cada seleção que participa. Portanto, é preciso tomar muito cuidado quando esse plano é violado e buscar sempre voltar para o foco. Pode parecer bobo ou simples, mas estar concentrado é essencial para dizer não aos convites "fora de época".
 
"As pessoas vão sempre querer te tirar do foco. E você está ali num período de cansaço, um pouco desmotivado, desestimulado... Mas volte para o foco, leia suas metas novamente e coloque-as no papel. Metas escritas e visíveis são muito melhor de seguir e acompanhar, diferentemente daquelas desenvolvidas mentalmente."

Confira 5 conselhos ruins e saiba como evitá-los
#1: "Você vai fazer concurso público? Isso é uma péssima escolha!"
Se você tem objetivo e já decidiu qual concurso vai prestar, agora é preciso ter foco. Fuja dessas pessoas que tentam menosprezar as suas escolhas. Dedique-se!
 
#2: "Esse concurso é muito disputado. Você não vai passar."
Não dê ouvidos, pois o tempo de cada um é diferente. É preciso mesmo muita dedicação, que vem de dentro pra fora. O fato de ser disputado não o torna impossível. Não conseguiu na primeira? Já dizia Raul Seixas: Tente outra vez.
 
#3: "Vamos sair hoje? Deixa um pouco os estudos, não vai fazer diferença."
Muitos amigos sempre irão fazer este convite para você, ainda mais se for o único no meio que estiver com esse objetivo traçado. Porém, mantenha o foco. Não saia do planejamento, pois poderá virar um hábito e acabará quebrando todo um ciclo de estudos que foi criado.
 
#4: "Se eu fosse você..."
Esqueça a palavra "se" e afaste-se de pessoas que a utilizam contra você. "Se eu fosse você sairia mais, estudava menos". Essas pessoas sempre querem se colocar no seu lugar para convencê-lo de que a vida que eles levam são mais fácil. Você certamente ficará na dúvida e tentado a experimentar, o que talvez seria algo novo. Então, concentre-se e não escute o "se".
 
#5: "Você está perdendo tempo. Passa o tempo todo estudando."
Você sempre irá encontrar essas pessoas que querem te colocar pra baixo. O pessimismo toma conta delas e, na maioria das vezes, elas dão esses conselhos pois não conseguiram encontrar um foco e/ou o objetivo. Então, procuram atrapalhar o foco do outro. Siga o seu planejamento! 






Prefeitura de Nova Lima - Guarda Municipal - Edital Publicado ...
Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco