A Arca de Noé e os concursos


JC Concursos, 17/02/2017 - Por William Douglas

Você conhece a história da Arca de Noé? O mundo estava indo de mal a pior e Deus, vendo em Noé um homem justo, o avisa sobre um grande dilúvio que inundaria a Terra e dá instruções para que construa uma arca capaz de salvar um casal de cada animal.
 
Noé, confiante, inicia a construção e passa a ser objeto do escárnio de seus pares. Ninguém acreditava em uma chuva tão poderosa. Por anos Noé suportou ironias e achincalhes, mas seguiu na construção de sua barca. Quando a Arca finalmente ficou pronta, choveu por 40 dias seguidos inundando a terra. 
 
Se essa história bíblica é baseada em fatos ou apenas uma lenda não importa, o que importa é a mensagem que passa: Noé passa muitos anos na construção da arca, mas salva sua vida e a de seus familiares. Nos concursos pode acontecer algo muito parecido.
 
Não raro, as pessoas que estão se preparando para concursos querem sair de um mundo “que está indo de mal a pior”, seja por desemprego, por falta de estabilidade e condições de dar uma vida melhor para seus familiares. O concurseiro, como Noé, precisa ser alguém diferenciado, alguém apto a topar o desafio de trabalhar para mudar sua vida, mesmo que seja lá na frente, em uma data ainda incerta. 
 
A construção da arca foi “inspirada” por Deus. O concurseiro também precisa de uma inspiração para seguir nos estudos, uma motivação. Pode ser o desejo de melhorar de vida, de viajar, de oferecer segurança para quem amamos. Essa inspiração existe e deve ser alimentada constantemente. 
 
É preciso disposição, organização e conhecimento, seja para construir a arca ou para passar em concursos. E também é preciso resistência para enfrentar as críticas e o escárnio, para lidar com pessoas tentando convencê-lo de que o projeto inteiro é loucura, que o seu dia nunca chegará. Se preparar para concursos pode ser uma tarefa trabalhosa e demorada, mas é transformadora.
 
Se você, concurseiro, chegou a esse artigo, afirmo: você precisa construir sua arca. A partir do momento em que você decidiu começar sua preparação, você assumiu um compromisso com seu futuro e com sua qualidade de vida, não desista! Quando ingressamos no “sistema concursos” leva tempo até que possamos começar a ver os resultados da preparação, sofremos oposição, temos dúvidas, mas quem não desiste começa a ver os contornos do que estamos edificando. Às vezes, parece que quanto mais estudamos mais difícil fica, ou que as coisas estão se tornando mais complicadas na medida em que não somos aprovados. Mas é assim mesmo que as coisas funcionam. 
 
A Arca é o conjunto de atitudes, pensamentos, comportamentos, técnicas e conhecimentos que farão você flutuar em meio à tempestade. É o conjunto de tudo o que você for aprendendo a fazer para sobreviver em meio à chuva, à inundação (de problemas, dúvidas, dívidas...) até que, depois de um tempo, a chuva passa, a água baixa, e você põe os pés em terra firme, que é quando você toma posse do seu cargo. 
 
Existe todo um mundo novo a ser construído, basta que você não desista de edificá-lo. Por isso, inspire-se, construa, persista, navegue. A enchente, os problemas, a crise, chegam para todos, mas somente quem se preocupou em construir uma arca – com conhecimento solidificado, organização e disciplina – poderá navegar por ela.
 
William Douglas é juiz federal, professor universitário, palestrante e autor de mais de 40 obras, dentre elas Como Passar em Provas e Concursos e As 25 Leis Bíblicas do Sucesso. Site: www.williamdouglas.com.br. Acompanhe-o nas redes sociais (@site_wd, @site_wd2 e William Douglas - Facebook).






Prefeitura de Betim - Edital Publicado - Área da Saúde ...
TSE - Concurso a qualquer momento | Publicado a distribuição de vagas...
Concurso MPU: previsto edital com cargos de todas as áreas...
PMMG - Cancela concursos | Novos editais serão publicados ...
TJMG - Edital em desenvolvimento | Publicação em breve...
Caixa Econômica Federal - Edital Publicado | Mais de 4.000 vagas...
Ver todas

Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação



(31) 3295-2500
Fale conosco