Compartilhar o conhecimento ajuda no estudo para concursos


G1, 16/08/2016 - Por Lia Salgado

Na coluna desta semana, a especialista Lia Salgado fala sobre técnicas de estudo para concurso público e como compartilhar o conhecimento pode ajudar a conseguir uma aprovação.

Júlio César e um amigo resolveram estudar concursos juntos e começaram um cursinho preparatório, mas seu amigo não conseguiu manter o projeto por problemas financeiros. Para ajudá-lo, Júlio começou a dar as aulas do cursinho para ele no período da tarde. O resultado da estratégia foi: aprovação dos dois no concurso público e Júlio ainda descobriu o seu amor por lecionar e agora também é professor.

Segundo Lia, os dois encontraram uma boa solução e os dois saíram ganhando. "A ideia do Júlio é fantástica, não só pelo aprendizado, mas também pelo fato de que ele incluiu um amigo no projeto de sucesso dele", afirma Lia.

Falando especificamente sobre o aspecto do aprendizado, há três formas principais de memorização: auditiva, visual e sinestésica.

Quando ele repassa o conhecimento dando aula para outra pessoa, conjuga as três e potencializa o aprendizado. Ele fala e ouve o que está falando, escreve no quadro para o amigo e explica, dá exemplos para que ele compreenda.

Além disso, para poder explicar, ele obrigatoriamente revisita o conteúdo, tira conclusões, resume. Dessa forma, acontece o processamento e a assimilação das informações, o que não aconteceria com uma simples leitura.

Como fazer isso se você não tem a quem repassar? Conversando consigo mesmo, com as paredes. Depois de algum tempo, a gente começa a ficar um pouco maluca e faz isso mesmo. Eu explicava para o meu gato, lembra Lia.

No fim das contas, cada pessoa descobre o seu jeito de estudar e, desde que funcione, está tudo bem. Mas, mesmo com variações, o estudo eficiente requer várias etapas, além de assistir às aulas:

1) Leitura da teoria: Depois de ler as anotações da aula, é importante complementar cada assunto a partir de um bom material, que pode ser um livro para concursos ou um curso em pdf.

2) Resolução de exercícios: Logo após a teoria o candidato deve fazer vários exercícios sobre o tópico, com consulta ao material de apoio. Isso é muito importante, porque ajuda a ressaltar as dúvidas e inicia a fixação do conteúdo.

3) Preparar material para revisão: Enquanto lê a teoria, o candidato já deve sublinhar o que achar mais importante, as palavras-chave, e depois começar a montar um material mais enxuto, porque quando sai o edital não há condições de revisar tantas disciplinas usando os livros; eu gosto muito de fichas-resumo.
  
4) Fazer revisões: Não há como manter uma quantidade de informações tão grande sem revisões periódicas. Existem diversos momentos para revisar:
- todo dia em que for estudar uma matéria, o aluno deve reler a ficha-resumo anterior da mesma disciplina; isso ajuda a relembrar em que ponto estava e é mais um momento de fixar as informações.
- periodicamente, revisar o que já foi estudado de uma matéria (de forma leve, apenas para “acordar as informações”), pode ser uma vez por mês, por exemplo.
- quando concluir o estudo de uma disciplina, o candidato deve revisar todo o conteúdo, com bastante atenção, tirando as dúvidas e melhorando o material.
- quando sair o edital é importante checar item a item de cada disciplina, para ver se tudo foi estudado; e é hora de fazer uma revisão completa de tudo.

5) Resolver provas anteriores: Quando o estudo de uma matéria chegar ao fim, é momento de treinar a resolução de questões de concursos que já aconteceram; só assim o candidato poderá ter uma real noção de como está o estudo, se faltam pontos, se precisa aprofundar ou se há assuntos que não aprendeu bem; se for necessário, deve voltar aos livros e reforçar o que falta (e incluir nas fichas-resumo).

É melhor conhecer a realidade assim do que ser surpreendido na hora da prova.






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