ESA – Escola de Sargentos das Armas



Quer se tornar um Sargento das Armas?

Então sua preparação começa aqui!

Com mais de 18 anos de tradição em aprovações, o curso Pro Labore sabe da importância de uma preparação focada na qualidade, por isso, preparamos um curso específico para a prova da ESA com diferenciais que você só encontrará aqui.

Durante a preparação o aluno será acompanhado pela coordenação por meio de mentorias para planejamento do melhor método individualizado de estudo.
Instituímos uma metodologia própria (TAT – Treinamento de Aprimoramento de Tempo) para treinar o aluno a cronometrar o tempo de realização das questões na hora da prova.
Acesso a um tema de redação por semana para aprimorar sua escrita e seu poder de instrumentalização do texto, um simulado mensal para aferir o conhecimento adquirido durante sua preparação, plantões tira dúvidas e ainda ao final do curso, o aluno participará do nosso Passando a Limpo, um aulão com os últimos “bizus” para a prova.

Ainda não acabou!
Adquirindo o curso ESA 2021 você terá acesso a todas as aulas gravadas durante o curso de 2020.
Isso mesmo, você se matricula em um curso e leva dois.
As aulas ficarão disponíveis em nossa plataforma até a data da prova do ESA 2021 e você terá acesso por meio da área exclusiva ao aluno.

Sobre o Concurso

A Escola de Sargentos das Armas (ESA) é o estabelecimento de ensino superior (Tecnólogo) destinado, exclusivamente, à formação dos sargentos de carreira das Armas do Exército Brasileiro: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. Para o cumprimento de sua missão, seleciona jovens de todas as partes do Brasil, submetendo-os a intenso adestramento que lhes aprimora o caráter, desenvolve a capacidade física e o conhecimento da profissão militar.

EsLOG - A Escola de Sargentos de Logística localizada na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Forma anualmente, Sargento Técnico-Logístico de Intendência, Música (com exame de aptidão), Topografia, Manutenção de Comunicações, Saúde e Material Bélico (Manutenção de Viatura Automóvel, Manutenção de Armamento e Mecânico Operador).

CIAvEx - O Centro de Instrução de aviação do Exército localizado na cidade de Taubaté (SP). Forma anualmente, Sargentos de Aviação do Exército.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Durante o curso de formação o aluno terá direito à alimentação,  alojamento e uniforme, além de assistência médica-odontológica e um soldo mensal para as despesas pessoais.

O Sargento tem um Plano de Carreira que compreende as graduações de 3º, 2º, 1º Sargentos e Subtenentes, podendo realizar o Curso de Habilitação ao quadro auxiliar de Oficiais (CHQAO) e ascender ao oficialato.

 

REQUISITOS

Os candidatos à inscrição no concurso de admissão à ESA deverão ter os requisitos:

– Ser do sexo masculino;
– Idade: de 17 a 24 anos até 31 Dez do ano da matrícula e no máximo 26 para áreas de música e saúde;

– Ter concluído o Ensino Médio em instituição de ensino; reconhecida pelo MEC ou estar cursando o 3º ano do Ensino Médio;
– estar apto na Inspeção de Saúde;
– estar em dia com o serviço militar e quites com a Justiça Eleitoral; e
– possuir aptidão física e idoneidade moral.


DAS FASES DO CONCURSO

O concurso de admissão para matrícula nos CFS terá as seguintes fases:
a) 1ª fase, realizada nas OMSE, composta pelas seguintes etapas:

1) exame intelectual (EI), (para todo(a)s o(a)s candidato(a)s inscrito(a)s de caráter eliminatório e classificatório; Português, Redação, Literatura, Matemática, Geografia, História e Inglês.

2) valoração de títulos, da qual participarão apenas o(a)s candidato(a)s aprovado(a)s no EI, de caráter classificatório. O(A) candidato(a) que não entregar títulos não será eliminado(a) e participará normalmente das etapas subsequentes do CA;

3) inspeção de saúde (IS), de caráter eliminatório, esta inspeção se destina ao(a)s aprovado(a)s no EI e classificado(a)s dentro das vagas destinadas às áreas, bem como ao(à)s incluído(a)s na majoração que forem convocado(a)s pela ESA para continuarem no CA;

4) exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório, para o(a)s candidato(a)s de todas as áreas, aprovado(a)s no EI e apto(a)s na IS;

5) exame de habilitação musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório, para o(a)s candidato(a)s da área Música aprovado(a)s (apto(a)s) nas etapas anteriores e convocado(a)s para este exame prático; e

b) 2ª fase: revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos do(a)s candidato(a)s, de caráter eliminatório, quando de sua apresentação nas OMCT.

REMUNERAÇÃO

De acordo com a tabela de vencimentos dos militares, durante o curso de formação, o aluno fará jus à ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Depois de formado, o sargento fará jus ao saldo de R$ 3.584,00.

 

> Após confirmação das turmas, o curso estará disponível também na modalidade ON-LINE (Gravação in class).
> A turma com gravação in class oferece reposição on-line.

Turmas Status Início Término    
- Combo 2 EM 1 - Manhã Em formação 22/02/2021 09/07/2021 Ver Detalhes Matricular Tenho Interesse
- Combo 2 EM 1 - Noite Em formação 22/02/2021 09/07/2021 Ver Detalhes Matricular Tenho Interesse


Formas de Pagamento

Exclusivo na Secretaria Pro Labore (somente cursos presenciais)

Certificação e Segurança

Reputação