CONCURSO INSS | PREVISÃO DE 7.888 VAGAS

Concurso INSS 2018/2019: Presidente do INSS fala sobre novo concurso

O presidente do INSS, Edison Garcia, falou sobre o concurso INSS 2019. Aposentadoria a partir de janeiro preocupam.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Edison Garcia, falou sobre o concurso INSS nesta segunda-feira, dia 5. Ele reconhece que o atendimento à população nas agências da Previdência poderá se agravar por causa das aposentadorias de servidores em janeiro de 2019.

Para minimizar o problema, já que o governo ainda não autorizou concurso para o INSS, Garcia diz que vem tomando várias medidas para modernizar o atendimento e reduzir as filas nas agências, tais como a implementação de sistemas de inteligência para a concessão de benefícios.

O presidente do instituto também vem negociando com o governo no sentido de tentar reter por um ano, prorrogável por mais um, os servidores que poderão se aposentar em 2019. O INSS tem um pedido de 7.888 vagas de técnico, analista e perito médico tramitando no Ministério do Planejamento.

“Nós lidamos historicamente com pessoas, e a gestão histórica do INSS criou um distanciamento das agências, que concede benefícios. Para mudar isso, estamos buscando, nesta minha gestão, modernizar o INSS e implantar sistemas inteligentes para a concessão de benefício, como as concessões automáticas, visto a necessidade, e pelo iminente agravamento de atendimento por causa das aposentadorias de servidores em janeiro de 2019”, disse Edison Garcia, em entrevista ao jornal Extra.

O presidente do INSS afirmou ainda que não tem uma resposta do governo se haverá autorização de concurso para a autarquia, mas mostrou-se esperançoso de que o pleito possa ser atendido em 2019. O INSS tem um pedido de 7.888 vagas de técnico, analista e perito médico tramitando no Ministério do Planejamento.

“O Planejamento diz que há o ajuste fiscal, não tem previsão de concurso e está restritivo. A área técnica do Ministério do Planejamento diz que olha com bons olhos os órgãos que fazem o dever de casa para compensá-los com uma liberação de concurso. E como o INSS vem fazendo grande esforço de gestão, de mudança de procedimento e buscando  eficiência, eles são muito animados com este trabalho e acham que é uma condição importante para um concurso em 2019.”


Formas de Pagamento (Cursos Online)

Formas de Pagamento (Cursos Presenciais)

Certificação e Segurança



(31) 3295-2500
Fale Conosco
Rua Juiz de Fora, 274 Bairro: Barro Preto CEP: 30180-060
Belo Horizonte - MG | Como chegar